Fotos Diogo Berti e Divulgação
A mais nova unidade de saúde de Nhandeara, denominada "ESF Centro - Pedro Ayub", é maior obra já realizada na história do município, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 4.900.000,00 (Quatro milhões e novecentos mil reais).
Este projeto teve início em outubro de 2015, onde foram realizadas apenas a terraplanagem e a parte estrutural básica.
Após, uma vez que o município não dispunha mais de recursos, essa importante obra permaneceu paralisada até abril de 2024, ou seja, quase 10 anos, servindo de abrigo para veículos e local de que dependia de constante monitoramento, devido a atos de vandalismo.
Vale destaque que em dezembro de 2018, o então Governador Marcio França derrotado nas urnas nas eleições daquele ano, assinou convenio no valor de R$ 2.620.070,42 (dois milhões seiscentos e vinte mil setenta reais e quarenta e dois centavos) que previa a retomada das obras e conclusão da unidade de saúde, contudo o Governador a época eleito João Dória, do PSDB, determinou o cancelamento do referido convênio em 31 de janeiro de 2019 (vide publicação do diário oficial do Estado em 01 de fevereiro de 2019).
Por fim, após longos anos de tentativas e articulações, em dezembro de 2023, o governador Tarcísio de Freitas e ao então secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Eleuzes Paiva, por intermédio do prefeito Zé do Carneiro (José Adalto Borini), assinaram o maior convênio para construção da história de Nhandeara, para assim retomar e concluir esta tão esperada obra, que trará à população de Nhandeara maior qualidade nos atendimentos de saúde, obra esta que será concluída em 28 de dezembro de 2024.