quarta-feira, 15 de janeiro de 2025   | : :
banner-728x90.png

ACIN promove visita técnica ao Senai para alunos da EE Pedro Pedrosa

A iniciativa buscou aproximar os jovens das possibilidades de capacitação profissional



ACIN promove visita técnica ao Senai para alunos da EE Pedro Pedrosa

A Associação Comercial e Industrial de Nhandeara (ACIN) proporcionou uma oportunidade aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro Pedrosa, uma visita técnica ao Senai de Votuporanga, na quinta-feira (21). A iniciativa buscou aproximar os jovens das possibilidades de capacitação profissional, incentivando-os a ingressar em carreiras técnicas, alinhadas às demandas do mercado industrial de Nhandeara e região.

Com um ônibus fretado pela ACIN, os estudantes tiveram a chance de explorar as instalações do Senai e conhecer os cursos ofertados pela unidade, que conta com infraestrutura moderna e laboratórios especializados. Durante a visita, foram apresentados os cursos técnicos e livres nas áreas de Movelaria, Metalmecânica, Metalurgia, Mecânica de Veículos Pesados, Elétrica, Vestuário e Logística. A programação incluiu demonstrações práticas em ambientes equipados com tecnologia de ponta, como laboratórios de CAD/CAM, Metrologia e Pneumática, além das oficinas técnicas.

"Essa visita técnica foi uma oportunidade única para nossos alunos conhecerem de perto a qualidade do ensino técnico e as inúmeras possibilidades que o Senai oferece. É um momento de despertar vocações e motivá-los a pensar no futuro de forma mais estruturada", disse o diretor da escola, Edivam Irineu Munhos Sanches.

A diretoria da ACIN destacou que a iniciativa busca preparar os jovens para as exigências do mercado de trabalho, promovendo qualificação técnica como diferencial competitivo. "A indústria local precisa de profissionais capacitados, e o Senai é referência na formação técnica de excelência. Queremos que esses jovens enxerguem as possibilidades e se sintam estimulados a buscar especialização", afirmou o presidente da associação, Ozélio Aranha da Silveira.

Durante a visita, os alunos também foram apresentados a diferentes modalidades de formação ofertadas pelo Senai de Votuporanga como os cursos livres que são voltados para formação inicial e continuada, com curta duração, nas áreas de Soldagem, Mecânica de Usinagem, Elétrica, Logística, Recursos Humanos, entre outros.

Além de cursos técnicos com habilitações gratuitas, como Fabricação Mecânica, Soldagem e Desenvolvimento de Sistemas, que preparam os estudantes para atuação direta no mercado. Existe também na aprendizagem industrial com programas gratuitos destinados a jovens aprendizes em áreas como Mecânica de Veículos Pesados, Eletricista Industrial e Operador de Máquinas Moveleiras.

A experiência despertou o interesse de muitos alunos, que viram na formação técnica uma oportunidade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho com qualificação diferenciada.

A ação reforça o papel da ACIN como ponte entre a educação e o setor produtivo, que contribui para o desenvolvimento econômico e social de Nhandeara. Estiveram presentes durante toda a visita as professoras da escola Renata e Lu, e também as colaboradoras da ACIN, Bianca e Jéssica.

"Iniciativas como essa transformam vidas, mostrando aos jovens que o conhecimento técnico é um caminho promissor para construir o futuro", relatou Rosimeire Fernandes de Aquino Francisco, diretoria da ACIN e empresária da Astrel Indústria de Maçaricos.

Galeria de Fotos

Comentar

Compartilhar


Top