Nos dias 25 e 26 de maio foi realizado em Monções o curso de Processamento Artesanal de Mandioca que visa resgatar o uso da Mandioca em todos os seus aspectos desde a produção da Farinha de mandioca seca e torrada podendo ser armazenada por vários meses, além do Polvilho Doce que após a secagem também pode ser levado para armamento, podendo o mesmo ser umedecido e produzir a Tapioca Doce ou Salgada.
Entre os vários pratos salgados produzidos e consumidos no Curso podemos destacar o Caldo de mandioca com costela, o Rocambole, Farofa Acebolada, Nhoque, além do aproveitamento da Casca da Mandioca que após vários cozimentos deu origem ao Palmito de sua Casca podendo ser refogado com outros legumes proporcionando um prato surpreendente. Também foram feitas Coxinhas de carne, Pão de Mandioca e Pão de queijo.
Quanto as Receitas Doces foram várias novidades entre elas Sorvete de Mandioca, Bom-bocado, Bolo de Mandioca e Bolo com a Massa Puba que dá origem ao “Mané Pelado”, além de Sequilhos e Sonho com recheio com Creme de Confeiteiro, entre outras guloseimas.
Todas as Receitas foram feitas com a colaboração dos participantes do Curso que tiveram a oportunidade de degustar.
Um agradecimento especial ao Professor Fernando, que ministrou o curso com muito empenho e carinho.
O Curso promovido pelo SENAR SP em parceria com o Sindicato Rural de Nhandeara e a Prefeitura Municipal de Monções.