No caso das lâmpadas fluorescentes, o protagonista da substância tóxica é o chamado mercúrio e fósforo. Infelizmente, muitas pessoas ainda não tem conhecimento dessa realidade e por isso, não sabem o quão perigoso é descartar esse tipo de lâmpada nos lixos comuns. Os componentes principais da lâmpada fluorescente é o mercúrio, um metal pesado extremamente tóxico.
“O mercúrio tem o efeito danoso sobre a saúde porque causa até o câncer, problemas no sangue, problemas no sistema nervoso central e pode levar até a morte”. O descarte desse tipo de lâmpada é uma preocupação mundial devido ser composta de mercúrio essa substância altamente nociva para o meio ambiente e a saúde da população.
No dia 09 de setembro de 2023 o Município de Turiuba fez entrega de Lâmpadas Fluorescentes e Led no município de Gastão Vidigal. Esse material recolhido é encaminhado para a empresa Reciclus onde o processo de reciclagem é feita através da moagem do material e tratamento térmico. Após a moagem são separados os 5 tipos de materiais: alumínio, latão ou ferro-metálico, vidro, poeira fosforosa rica em mercúrio e o isolamento baquelítico. Depois de separados, cada material vai para um tipo de reciclagem.
PROCURE UM PONTO DE COLETA NO SEU MUNICÍPIO E DESTINE CORRETAMENTE.