Gastão Vidigal conquistou o primeiro lugar no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA), entre as cidades com até 9.999 habitantes do Estado de São Paulo. O prefeito Sebastião Felisberto Fernandes e a Interlocutora do PMVA Débora Fernandes receberam a certificação do PMVA - Ciclo 2022/2023, na tarde do último dia 19 de dezembro, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e do coordenador do programa, André Simas.
Gastão Vidigal recebeu a nota 95 pontos. O município ocupava a 51ª posição no Estado de São Paulo na última certificação em 2021. Participaram da avaliação do PMVA 412 municípios, sendo 280 cidades premiadas.
O Programa Município Verdeazul incentiva as cidades a desempenhar diretivas voltada para as ações ambientais. A questão do aquecimento global, das mudanças climáticas, a natureza está mandando recado para que atitudes possam ser tomadas em prol do meio ambiente. Esta certificação representa o esforço e empenho da nossa gestão, que tem prioridade na preservação do meio ambiente, educação ambiental e ações sustentáveis para garantir o futuro das próximas gerações", disse a Interlocutora do PMVA Débora Fernandes.
Diretivas do PMVA
"A participação dos municípios é muito importante para o cumprimento das diretivas, para que as cidades possam ter uma boa pontuação no programa e possam avançar no ranking com as ações ambientais e o desenvolvimento de projetos".
"As diretivas são estabelecidas e a cada ação cumprida o município conquista uma pontuação, que é muito importante para obter a certificação no Programa. Há o empenho de toda a Administração Municipal para garantir as ações ambientais.
Criado em 2007, o PMVA incentiva a eficiência da gestão ambiental, estimulando as prefeituras na execução de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Os municípios são avaliados de acordo com a medição de diversas diretivas, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.