A fim de dar dicas a empreendedores para que aumentem as vendas durante a Páscoa, o Sebrae-SP lança a cartilha Venda Melhor – Páscoa 2015, com informações úteis ao micro e pequeno empresário sobre como se comunicar com os clientes de forma assertiva, o cuidado com as embalagens, sugestões de promoção e sobre como preparar uma boa vitrine, entre outras dicas e curiosidades.
“A Páscoa é uma das datas mais importantes para o varejo e deve ser planejada com cautela. O empresário precisa estar atento principalmente no que
diz respeito às compras, pois, caso haja sobra, pode haver o encalhe dos produtos”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
Segundo ele, é importante reorganizar o espaço e estar atento ao atendimento. “A imagem positiva e organizada do negócio pode ser a chave para o
sucesso nas vendas”, complementa.
Dentre as dicas apresentadas na cartilha, o atendimento aparece com princípios básicos que nunca devem ser esquecidos pelo empresário. Alguns deles
são:
• Os clientes são a razão de qualquer negócio;
• Somente os clientes farão com que seus lucros ultrapassem os seus custos;
• Os clientes sabem que a confiança é a base de qualquer relacionamento comercial;
• A concorrência sempre vai existir. E os clientes sabem disso;
• Faça com que seja fácil comprar.
Outra dica importante ao pequeno empreendedor é separar uma verba para a propaganda, principalmente para divulgar as ofertas especiais de Páscoa e
chamar os clientes. Lembrando sempre que as promoções devem ser anunciadas, ao menos, 15 dias antes da data e a comunicação reforçada uma semana
antes.
A vitrine é outro ponto importante, já que precisa chamar atenção do cliente. Ela deve ser uma espécie de trailer de um filme, mostrando
resumidamente o que o cliente deve saber e, após isso, levá-lo a assistir ao filme – ou seja, entrar na loja. Algo importante na decisão da compra
são as embalagens, que na Páscoa costumam ser caprichadas e coloridas. De acordo com a cartilha do Sebrae-SP, a evolução do mercado e a maior
competição entre os produtos fizeram com que a embalagem se tornasse um fator de influência na decisão dos consumidores.
Como já foi dito, a comunicação no ponto de venda também é essencial para o sucesso dos negócios. A cartilha traz algumas dicas para explorar o
ambiente da loja e vender mais na Páscoa:
- Faça propaganda dentro da loja;
- Toda a propaganda dentro da loja deve ser fácil e rápida de compreender;
- Utilize letreiros indicativos, placas decorativas, banners etc.
Na cartilha Venda Melhor – Páscoa 2015, também há sugestões de ações para complementar o marketing digital da empresa e outras informações. Acesse o
conteúdo por meio do link: http://sebr.ae/sp/vmpascoa2015.
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a estimativa é de que as vendas para a área de ovos cresça até 2% este ano em relação à
Páscoa do ano passado, já que o preço do chocolate cresceu menos que a inflação. Ou seja, é hora de aproveitar o momento para lucrar mais. O
importante é que o empreendedor saiba que deve, antes de tudo, preparar um planejamento e pensar na data como uma boa oportunidade para melhorar seus
negócios.