Na luta contra o novo Coronavírus (Covid-19) o Hospital São Domingos na Providência de Deus de Nhandeara receberá mais um respirador de estabilização, equipamento fundamental no tratamento dos pacientes com problemas respiratórios. O deputado estadual Carlão Pignatari intermediou a conquista junto ao Governo do Estado.
O Hospital de Nhandeara já possui outros três respiradores, que estão sendo fundamentais na luta contra a Covid-19. “Esse será o nosso quarto respirador e estamos precisando muito, pois tivemos que montar mais leitos de emergência Covid para atendimento de Nhandeara e região”, afirma o diretor do Hospital São Domingos, Frei Jessé Lima.
Referência não só em Nhandeara, mas também na região, o Hospital São Domingos na Providência de Deus tem sido ainda mais importante durante a pandemia. “No nosso Pronto Socorro recebemos os pacientes confirmados com Covid-19 em estado crítico e temos que estabilizar e mandar para Votuporanga ou São José do Rio Preto, processo que demora de 30 minutos a 1 hora, por isso a importância do uso dos respiradores”, explica o diretor.
Os respiradores de estabilização podem ser usados por Santas Casas, Hospitais, Pronto Socorro e Unidades de Saúde que não possuem leito de UTI instalado. Essa medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde, em caráter excepcional e temporário, exclusivo para emergência de Covid-19.
“Sem dúvida é um equipamento importante para dar o primeiro atendimento a casos mais graves da Covid-19”, disse Nilson Alberto de Angelo, membro da administração da Associação Lar São Francisco.