O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (11) a implantação da Fase Emergencial do Plano SP, com aumento das restrições em 14 atividades, colocando mais 4 milhões de pessoas em restrições adicionais (entre pessoas empregadas e movimentadas).
As medidas entram em vigor no dia 15 e devem permanecer até o dia 30 de março.
Foi mantido o toque de recolher das 20h às 5h, destacando que ninguém está proibido de circular neste horário desde que haja um motivo plausível, o governo anunciou a criação de uma força-tarefa para ampliar a fiscalização dos estabelecimentos, mas a Polícia Militar não foi incumbida de proibir a circulação de pessoas no horário restrito.
Na rede estadual de ensino, recessos de abril e outubro serão antecipados e escolas ficarão abertas apenas para oferta de merenda.
Instituições particulares e municipais poderão operar com 35% da capacidade.
Alguns serviços que estavam na lista dos considerados essenciais, como lojas de materiais de construção, foram excluídos e deverão permanecer fechados.
A gestão de João Doria suspendeu a liberação para realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas (os templos poderão permanecer abertos para atendimento individual).
Também estão proibidos todos os eventos esportivos, como jogos de futebol.
Foi ainda determinado o teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais, e vetada a retirada presencial de mercadorias em lojas ou restaurantes. Apenas serviços de delivery poderão operar.
Crise sanitária
Durante a coletiva em que o governador anunciou as novas medidas, ele, em tom pesaroso destacou que o estado chegou ao momento mais crítico da pandemia, “Eu, pessoalmente, estou bastante triste em anunciar o que temos que anunciar antes aqui mas a nossa prioridade desde março do ano passado foi e continua sendo preservar as pessoas, preservar vidas”, disse o governador.
Através de gráficos foi mostrado que, naquele momento, o setor de regulação estadual, marcava 1065 pacientes aguardando vagas.
O que muda:
Atividades religiosas como missas e cultos não poderão mais ocorrer presencialmente;
Campeonatos esportivos, como jogos de futebol, ficam suspensos;
Escolas da rede estadual ficarão abertas apenas para oferta de merenda. Rede privada poderá atender alunos de pais que precisam trabalhar fora, com limite de 35% da capacidade;
Lojas de material de construção não poderão abrir;
Teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais;
Estabelecimentos não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery;
Proibição do uso de praias e parques;
Proibição completa de qualquer aglomeração;
Usar máscara em todos os ambientes, internos e externos;