A vacinação contra a Covid-19 começou no último domingo (17) logo após a aprovação da Vacina do Butantan pela Anvisa. Os vacinados foram os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do combate à doença. Segundo afirmações do ministro da saúde, general Eduardo Pazuello, o plano nacional de vacinação começaria na quarta-feira seguinte (20).
Floreal recebeu as vacinas às 15h da tarde desta quinta-feira e, assim que descarregadas, já iniciaram as aplicações. Ao todo foram
46 doses nesta primeira etapa da imunização; a primeira a ser vacinada no município foi a responsável pela sala de vacinas, Juliana Cajuela dos Santos. Em
Gastão Vidigal, as vacinas chegaram às 14:15h e fora realizado uma live nas redes sociais mostrando o momento em questão. Foram
42 doses da vacina e, até o atual momento em que esta matéria foi escrita, três pessoas já foram imunizadas, sendo a primeira, a Enfermeira Bruna Serafim Fernandes.
A cidade de
Macaubal também recebeu as doses na quinta-feira (21) para esta primeira etapa; foram
113 doses, retiradas de Votuporanga, destinados aos profissionais que estão à linha de frente no Centro de Saúde e Santa Casa de Macaubal. Os demais grupos prioritários serão vacinados posteriormente conforme a demanda de vacina que o município receber, seguindo orientações do Ministério da Saúde. A primeira profissional da saúde vacinada é a Enfermeira Fernanda da Silva, enfermeira da ESF e da Sala de Vacina.
Fátima Aparecida Gonçalves Saraiva recebeu a primeira dose da Coronavac no
Centro de Saúde de Magda, sendo a primeira pessoa imunizada na cidade. O município veio a receber
47 doses às 13h desta quinta-feira. Vale ressaltar que, conforme a orientação Técnica da Campanha Nacional de Vacinação, apenas os profissionais da linha de frente no combate à doença terão direito a elas.
No município de
Monções, a vacinação se iniciou no período da tarde e foram disponibilizadas
46 doses. Até o momento da ligação que realizamos a UBS (15h33min) foram vacinados setes profissionais da saúde e, a expectativa era de 30 a 35 pessoas sendo vacinadas ao final do dia. A GVE ainda não informou sobre a data de chegada da 2ª dose.
A cidade de
Nhandeara recebeu - por volta das 14h - o total de
157 unidades da Coronavac. A primeira vacinada foi a médica Josimara Simão e, a expectativa era de 80 funcionários vacinados nas UBS e 75 no Hospital até o final da tarde de ontem (21).
Em Nipoã, o total de vacinas recebidas foi equivalente a
36 imunizantes. O atual prefeito, José Pedro Rampim, esteve presente no momento da vacinação dos profissionais da linha de frente.
Nova Luzitânia recebeu 28 unidades, na quinta-feira (21). As vacinas foram entregues pelo Departamento Regional de Saúde II de Araçatuba e foram escoltadas por uma viatura da Polícia Militar. A imunização no município seguiu os protocolos nacionais, contemplando os profissionais de saúde que trabalham na UBS “Urbino Pascoal Bailão” e iniciou-se no próprio dia do recebimento.
O sentimento de gratidão, como divulgado na página oficial do Facebook da
‘UBS Poloni’, invadiu a unidade com a chegada da vacina. Eles receberam
64 doses da vacina contra a Covid 19 e iniciaram com os profissionais de saúde que estão na linha de frente desde o início da pandemia.
Em
Sebastianópolis, 50 doses da vacina Coronavac chegaram ao município por volta das 14:30h e, a imunização dos profissionais da saúde já fora iniciada no Postinho de Saúde local. Assim que as autoridades competentes enviarem as doses destinadas à imunização de toda a população, a Secretaria de Saúde expedirá um material informativo, orientando todos os procedimentos que serão utilizados na vacinação. A primeira enfermeira vacinada foi “Rosana Silva”.
Já
Turiúba, tiveram acesso às primeiras 25 doses da vacina contra o COVID-19 destinadas à cidade também no período da tarde. A distribuição foi feita pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica - GVE e Departamento Regional de Saúde - DRS II de Araçatuba. Na página oficial do Facebook da “UBS Benedito Aparecido Fabrício Dos Santos” houve o fortalecimento da questão que a pandemia não acabou e que se faz necessário a continuidade dos cuidados sanitários por parte de toda a população, usando máscara fácil integralmente, assim como o evitar de aglomerações.
Por fim,
União Paulista recebeu 22 doses por volta das 10 horas da manhã. A recepção da chegada das vacinas fora escoltada pela Polícia Militar, com direito a carreata popular - partindo do trevo até a Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. A prefeita Kendrea Papile esteve no local para recebe-las.
Confira o vídeo do 'Boletim Covid-19' publicado no dia de ontem em nosso 'Facebook' e, também, algumas fotos do primeiro dia de vacinação nas cidades da região, em ordem alfabética:
(Floreal, Gastão Vidigal, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nipoã, Nova Luzitânia, Poloni, Turiúba)