A Proposta de fechamento das Delegacias de Polícia federal de Jales e Cruzeiro foi
negada pelo Ministério da Justiça em despacho proferido no último dia 06 de setembro por Paulo Gustavo Maurino – Diretor geral da Polícia Federal.
Pelo documento ficou decidido que as delegacias de Polícia Federal das cidades de Cruzeiro e Jales, ambas situadas no interior de São Paulo, não serão desativadas.
A mobilização contra a proposta de fechamento das unidades iniciou-se no mês de agosto deste ano, e levou representantes das lideranças locais, de municípios atendidos pelos trabalhos destas delegacias, a buscarem apoio da população e de parlamentares na Câmara dos Deputados, com o objetivo de impedir as desativações.
Foi o que fizeram os vereadores Ismael Soares, de Nhandeara, Murilo Basi, de Santa Fé do Sul, Valdir Semensati, da cidade de Palmeira D'Oeste e Davi Federal, de Urania, entre outros, ao enviarem ofício ao deputado federal, Coronel Tadeu (PSL-SP), solicitando esforços junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal, para indeferir a proposta.
Em virtude da falta de demonstrações cabais que comprovasse a necessidade do desligamento das delegacias, após a realização dos estudos técnicos, ficou decidido, então, que as unidades seriam mantidas em funcionamento. O vereador de Nhandeara, Ismael Soares, comemorou a decisão: "uma grande conquista para a região", comentou o político.
O deputado federal, Coronel Tadeu (PSL-SP), também demonstrou satisfação com a notícia: "Ganha Jales, ganha Santa Fé do sul e mais 40 municípios da região. A delegacia de Jales é de extrema importância para a segurança de todos que moram nessa parte do estado de São Paulo".