O ministro Edinho Araújo anunciou nesta terça-feira (13.01), na sede da Secretaria dos Portos, as ações estratégicas para viabilizar o escoamento da safra agrícola 2015, ao lado dos ministros dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e da Agricultura, Kátia Abreu.
O destaque é para a automatização do sistema de agendamento e controle do fluxo de caminhões que descarregam no Porto de Santos, conhecido como PORTOLOG. O controle de acesso do veículo ao Porto será feito a partir de fevereiro, experimentalmente, por meio de câmeras, que filmam as placas e enviam a imagem uma central de controle. Até a safra passada, este processo era feito manualmente.
Também foi anunciada a ampliação da capacidade dos pátios de estacionamento, que regulam o fluxo e o horário de descarregamento dos veículos que transportam grãos e farelo de soja, e a criação de uma sala de acompanhamento do processo no Porto de Santos, que trabalhará em sintonia com as autoridades de Brasília.
Os veículos que desobedecerem ao agendamento estão sujeitos a multas.
“O Porto de Santos é a principal porta de saída dos grãos brasileiros, respondendo por 18% da exportação nacional de soja. O escoamento tem se ser monitorado o ano todo para melhorar o trânsito nas cidades da Baixada e diminuir despesas no Porto, na medida em que caminhões e navios se livram do custo da hora parada”, disse o ministro Edinho.
Ele lembrou que na safra passada (2014) os terminais portuários economizaram o equivalente a 7%, apenas com o sincronismo das operações.
ADESÃO
O ministro disse acreditar na adesão maciça do setor privado ao Plano de Escoamento da Safra. “No ano passado, tivemos uma adesão progressiva, que começou com 42% em fevereiro e terminou o ano com 95% de agendamentos prévios em dezembro, organizando o fluxo e evitando filas e transtornos nas proximidades do Porto”, lembrou o ministro.
O Plano também contempla outras medidas de escoamento da produção nos chamados portos do Arco Norte, em Estados da região Norte do Brasil.
Os ministros dos Portos, Agricultura e Transportes anunciaram para este ano um trabalho conjunto, visando a dar uma agilidade ainda maior às exportações de grãos, com conclusão de trechos rodoviários, ferroviários e hidroviários estratégicos para baratear o transporte e ganhar tempo na viagem entre as regiões produtoras e os portos.