Olhares atentos, sorrisos que teimavam em não sair da boca, estado de êxtase e um misto de ansiedade e medo. Eram mais ou menos estes os sentimentos das crianças da nossa região, na última terça-feira, 15, em seu primeiro encontro com o mar. "Nossa, é muito grande! Ele não tem fim?", era a reação da maioria delas.
As crianças passam cinco dias conhecendo o litoral paulista, com uma programação recheada de passeios divertidos e culturais, como visitas ao teatro, escuna, museus, entre outros. "Nosso cronograma é muito intenso, pois temos muitos pontos turísticos em Santos, e todas as atividades são atreladas a questões pedagógicas", disse a coordenadora do programa na Secretaria de Educação de Santos, Sandra Freitas, parceira do Estado no programa.
Mas o passeio mais esperado era o encontro com o mar. Normalmente, a distância entre estas crianças e o mar é grande. A cidade mais próxima de Santos é Uchôa, que fica a 498 km do município praiano. A mais distante é São João de Iracema, a 642 km.